X

Notice: Stay Home, save lives!

Tópicos de conversação

Para melhorar suas habilidade linguísticas, sua conversa com seus parceiros linguísticos deve ser o mais diversa possível. Assim, você pode adquirir um vocabulário amplo e aprender todas as diferentes formas de estruturação frasal na língua. Abaixo você pode encontrar algumas sugestões para tópicos de conversação que ajudarão você a atingir esses objetivos.

Familiarizando-se

Depois das introduções iniciais, pergunte ao seu colega de conversação por que eles estão aprendendo a sua língua nativa, por quanto tempo e como eles estão estudando ela, com que frequência e em quais situações eles a usam, e peça que descreva a primeira vez que conversaram com um falante nativo. Pergunte também em qual parte da cidade ele vive e se ele gosta de lá. Agora que você quebrou o gelo, você pode falar sobre o que você faz da vida e como gosta de passar seu tempo livre.

Comparando

Um aspecto interessante de se conhecer alguém de outro país, é aprender sobre sua cultura. Uma forma de fazê-lo é comparar as diferenças existentes entres os dois países, a exemplo do ritmo de vida, tipos de empregos, qualidade de vida, cozinha, hábitos de bebida, como as pessoas passam seu tempo livre, maquiagens étnicas, estrutura social, clima, topografia, sistema educacional, ... Se você estiver falando com um estrangeiro, você pode perguntar a ele sobre como o estilo de vida dele está mudando como resultado da mudança de ambiente e como ele se sente com isso.

Viajando

Pessoas apaixonadas por línguas estrangeiras também são geralmente apaixonadas por viagens. Pergunte ao seu parceiro de conversação se ele gosta de viajar, quais são os lugares mais interessantes que ele já viu, quais ele acha que são os melhores destinos de férias, quais são as atrações turísticas mais populares do país dele, se ele prefere viajar sozinho ou acompanhar um pacote de viagem, do que eles sentem mais falta quando estão longe de casa, se eles estão planejando viajar em breve. Pergunte se ele já conheceu alguém interessante enquanto estava numa viagem ou se eles já se depararam com alguma iguaria ou bebida peculiar.

Situações hipotéticas

Uma forma de praticar gramática é discutir situações hipotéticas. Embora esse não seja um tópico por si só, há sempre a possibilidade de fazer perguntas hipotéticas dentro da maioria dos tópicos de conversação. Isso não apenas torna a conversa mais interessante, como também pode ser uma boa forma de praticar algumas conjugações verbais difíceis. Tome, como exemplo, os tópicos acima. Se você e seu parceiro linguístico estão conversando sobre os seus empregos, você pode perguntar: "Se você tivesse a escolha de ter qualquer emprego no mundo, qual você escolheria?" Se vocês estão debatendo sobre os problemas econômicos e políticos do país do seu parceiro linguístico, você pode perguntar: "Se você fosse o presidente, o que você faria primeiro?" Se o tópico da conversa é viagem, você pode perguntar: "Se você tivesse de escolher um país para morar pelo resto da sua vida, qual você escolheria?" As possibiilidades são limitadas apenas à sua imaginação!

Música

Esse é, sem dúvida, um tópico que agrada a muitos e você deve se aproveitar o máximo dele. Pergunte a seus parceiros de conversa quais são os seus cantores / bandas / estações de rádio / tipos de música favoritos. Pergunte quando e com que frequência eles ouvem música, se eles vão normalmente a shows, se algumas músicas trazem a eles algumas memórias, se há algum tipo de música que eles não suportam ouvir, se eles tocam algum instrumento musical, se eles sabem cantar, se eles já cantaram karaokê, se eles sabem as letras de alguma canção na língua que estão praticando. Se você estiver falando com um estrangeiros, você pode perguntar quais sãos os cantores mais populares no países deles e se eles podem ouvi-los agora no rádio.

Expressando sua opinião

Uma forma de conseguir um bom comando da língua é ter sucesso em expressar sua opinião sobre qualquer assunto. Assim como com as perguntas hipotéticas, expressar sua opinião vai enriquecer e dar vida à conversa, portanto tente não ser um sabe-tudo, tente respeitar a opinião do seu parceiro de conversação e tente manter uma mente aberta caso você não concorde com ele. Você pode pedir uma opinião sobre quase todos os assuntos. Tome, como exemplo, música. Você pode perguntar ao seu parceiro de conversação como a opinião dele sobre o que é boa música mudou com o tempo, se ele já considerou que CDs eram caros demais ou o que ele pensa sobre fazer download gratuito de MP3 na internet. Tome muito cuidado ao discutir religião e política, uma vez que as pessoas tendem a ser bastante fervorosas sobre esses assuntos.

Você já ...?

Uma outra forma de iniciar um tópico interessante é fazer perguntas do tipo "Você já ...?". Aqui vão alguns exemplos:

  • Você já esteve na TV?
  • Você já cantou em público?
  • Você já tingiu seu cabelo de loiro?
  • Você já comeu pernas de rã?
  • Você já recebeu um presente que você odiou muito?
  • Você já andou distraído e deu de cara num poste?
  • Você já cozinhou sozinho uma refeição para mais de 15 pessoas?
  • Você já tropeçou ou caiu na frente dos outros?
  • Você já fez trabalho voluntário?
  • Você já subiu em uma árvore?
  • Você já teve algum parente próximo que viveu até depois dos 100 anos?
  • Você já montou a cavalo?
  • Você já praticou algum esporte radical?
  • Você já viu algum acidente de carro?
  • Você já dirigiu algum carro esportivo?
  • Você já foi assaltado?
  • Você já quebrou algum osso?
  • Você já colou em alguma prova?
  • Você já se apaixonou à primeira vista?
  • Você já conheceu alguma celebridade?
  • Você já dormiu numa barraca?

Outros tópicos

Pedir comida, descrever uma pessoa, fazer compras, roupas e moda, dinheiro, celebridades, fofoca, comida & comer, conhecer pessoas, esportes, casamento, crianças, educação, livros, computadores, ciência e tecnologia, coisas irritantes.